quarta-feira, 11 de Março de 2009

Higiene Pessoal para Crianças, Jovens e Adultos

 Higiene

Higiene Pessoal

A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde.

Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico.

Higiene corporal

Banho:

A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acumulo progressivo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A consequência de um banho mal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborreia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas .

O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. O banho de duche é o mais económico, o mais prático e o mais higiénico. Depois do banho, certifica-te que estejam bem limpos e secos os espaços entre os  dedos, virilhas e outras dobras.

Limpeza das Mãos:

As mãos têm de estar sempre limpas.

Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.

Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.

Unhas:

Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso, devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.

Ah!... Seria muito bom procurar  eliminar o hábito de roer unhas.

Cabelos:

Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente .

Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam de ser eliminadas .É sempre agradável observarmos  cabelos limpos, brilhantes, cheirosos  e  bem cortados.

Os  cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos. Pede à tua mãe que verifique de vez em quando a tua cabeça . Já pensaste como será feio para ti que teus colegas saibam que tens piolhos ?

Horas de Sono:

O sono é a forma que o nosso organismo tem de descansar. O sono assegura o repouso do cérebro.

As horas de sono variam de pessoa para pessoa e são diferentes conforme a idade, etc.

Deitar e levantar sempre à mesma hora ajudam a criar um ritmo de sono regular.

Uma pessoa da tua idade deve dormir entre 8 a 9 horas por dia. O tempo normal de sono varia de 6 a 8 horas, nos adultos.

O sono deve vir naturalmente, sem esforço. Não "brigues com o travesseiro". Em vez disso, tenta relaxar, até que te sintas sonolento.

- Faz do quarto um ambiente confortável, sem iluminação excessiva e com temperatura agradável.

-Tenta controlar os ruídos do quarto.

-Evita chá preto, café e refrigerantes, sobretudo à noite.

- Deita – te na cama somente para dormir.

- Evita ver TV na cama.

Vestuário:

A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Devem ser cómodos e folgados.

O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. Veste sempre, junto ao corpo, roupas de algodão pois não retém o suor o que evita o aparecimento de mau cheiro. Não esqueças também de mudar diariamente as tuas roupas interiores.

Evita roupas justas e de fibras sintéticas. Prefere roupas confeccionadas em algodão, principalmente as meias e roupas íntimas.

Higiene dentária

Depois de cada refeição há resíduos alimentares que ficam nos dentes se estes não forem escovados com regularidade, acumulando-se e atraindo micróbios que se transformam em ácido.

Esse ácido “ataca” o esmalte dos dentes provocando as cáries. Quando a cárie se aprofunda provocando abcessos dentários, dores de cabeça, enxaquecas, problemas no funcionamento dos pulmões, coração, fígado, rins, sistema nervoso, coluna vertebral, etc.

É essencial escovar os dentes após cada refeição e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries.

Como escovar?

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
  • É aconselhável que escove os dentes duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos. No intervalo entre os dentes limpe com fio dental.

Higiene genital

Feminina

   Devemos saber que a zona genital feminina deve ser tratada com produtos naturais, e nunca devemos deixar de limpar e tratar a zona genital.
Eis algumas recomendações:

  • Use sempre sabonetes neutros.
  • Nunca use desodorizantes de outras pessoas que toquem no corpo.
  • Mantenha os pelos púbicos cortados.
  • Após ter urinado, limpe a vulva encostando o papel higiénico, sem fazer movimentos bruscos, para evitar que o papel se rasgue e deixe pequenos pedaços; nunca passe o papel higiénico de trás para a frente pois poderá contaminar a vagina com bactérias que habitam normalmente a região perianal.
  • No banho, procure afastar os lábios vaginais para limpar os restos de líquidos que restam em redor da vagina.
  • Não é necessário lavar dentro da vagina.
  • Evite o uso habitual de pensos higiénicos fora do período menstrual.
  • Durante a menstruação troque o penso ou tampão com frequência.
  • De preferência use roupas íntimas de tecido natural como o algodão. As cuecas de renda aumentam a temperatura e irritam as mucosas.
  • Evite usar roupas apertadas no dia-a-dia. Durma com roupas soltas, e dispense as cuecas sempre que possível.
  • Procure urinar após a relação sexual. Esse hábito ajuda a evitar a cistite já que o “jacto” urinário lava a uretra, que em algumas mulheres se contamina com muita facilidade no coito.
  • Use preservativo, esse também é um bom hábito de higiene

Masculina

   A higiene íntima do homem também deve ser diária. Devemos sempre limpar e/ou lavar a zona do orifício da uretra, porque normalmente contem restos de urina.

Depois de uma relação sexual o homem deve sempre limpar o orifício da uretra porque pode conter muco feminino e restos de esperma.

  • Apesar de ser pouco romântico, após qualquer tipo de contacto sexual, deve-se lavar os genitais com água corrente, mesmo tendo usado preservativo. Usar um sabonete neutro e massajá-los levemente. Incluir a glande, o prepúcio, o corpo de pénis, região púbica, região anal e a zona perianal.
  • Há homens em que a produção e acumulação de materiais viscosos (o popular sebo do pénis), é mais exuberante. Nestes casos, a higiene deve ser feita com a frequência adequada a cada indivíduo, tantas vezes quantas forem necessárias para manter o pénis limpo.

Os pelos púbicos, do escroto, zona perianal e das virilhas, possuem uma função pouco conhecida e relegada para segundo plano: reduzir o atrito entre duas superfícies de pele que se tocam. Portanto, não se deve cortar tais pelos sob pena de ocorrer reacções locais tais como infecções, irritações e escoriações da pele. Os que assim preferirem, deve evitar corta-los com lâminas, fazendo apenas o corte dos pêlos com tesoura, deixando-os, no mínimo, com 1,5 cm de comprimento.

1 comentário:

  1. O tema HIGIENE é de suma importância quando trabalhamos o processo Educação e Saúde principalmente para o comunidades carentes, a higiene é inicio para se tenha uma saúde de boa qualidade e livres de doenças.

    ResponderEliminar